Páginas

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Vencendo nossas fraquezas


Nossa mensagem deste mês é o resumo de um estudo feito sobre os capítulos 18 e 19 do primeiro livro de Reis, os quais falam da coragem e da ousadia do profeta Elias no momento em que o povo de Israel estava confuso e dividido entre dois pensamentos.

Por um lado, o povo tinha ciência de todas as maravilhas de Deus; por outro, viam que “a moda” era servir a baal, deus da cultura cananéia a quem a rainha Jezabel e o rei Acabe adoravam.

Elias, sozinho, diante de uma multidão, não temeu lançar um desafio e convidou os 450 profetas de baal para uma cerimônia, na qual eles invocariam seu deus, enquanto ele clamaria pelo Senhor. Aquele que respondesse aos clamores com fogo para queimar o holocausto (embebido em água) posto sobre os altares seria o verdadeiro Deus (1 Reis capítulo 18, versículos 22 a 24).

A ousadia do profeta tesbita parecia não ter limites: enquanto os adivinhos de baal clamavam, ele, com a plena convicção do poder de Deus ao qual servia, zombava dos idólatras que se retalhavam pedindo fogo a baal (1 Reis capítulo 18, versículo 27).

Essa é a primeira lição para nós que, muitas vezes, ao enfrentarmos desafios, ficamos tensos e preocupados, e, assim, perdemos a alegria e o bom humor. Muitas vezes, deixamos de sorrir, cantar e ir a algum lugar porque passamos por lutas. Precisamos vencer essa fraqueza, pois ela é prova de que não estamos confiando da mesma forma que Elias creu.

Depois da vergonhosa derrota dos profetas de baal (que suplicaram-no em vão), chegou a vez de Elias participar do desafio. Mas, ao clamor de Seu amado profeta, o Senhor respondeu com fogo (1 Reis capítulo 18, versículo 38), o que levou todo o povo a acreditar que só Ele é Deus.

Logo a seguir, Elias tratou de “cortar o mal pela raiz”: mandou que o povo prendesse os falsos profetas, levou-os ao ribeiro de Quisom e ali os exterminou. Entretanto, a rainha Jezabel ficou sabendo do acontecido e mandou dizer a Elias que, assim como ele fizera aos adivinhadores, assim lhe aconteceria, e jurou-lhe que, até o dia seguinte, ele estaria morto.

Em 1 Reis capítulo 19, versículo 3 está escrito que Elias recebeu o recado de Jezabel e, em completo desespero, saiu correndo para o deserto, a fim de tentar salvar-se. Onde estava, agora, a ousadia e a coragem daquele que desafiara os 450 profetas de baal? Para onde estava indo o homem que zombava dos adversários, porque cria no Deus de Israel?

Essa é a segunda lição que precisamos aprender. É comum uma palavra ser suficiente para nos deixar em situação semelhante à de Elias. Bastou uma ameaça da rainha, e o valente Elias saiu correndo pelo deserto. Após caminhar um dia inteiro pelo deserto, Elias cansou e se sentou à sombra de uma árvore. Então, em total estado de pessimismo, ele pediu a morte à Deus (1 Reis capítulo 19, versículo 4).

Quando caminhamos sem a direção do Pai ou fugimos por nos afastarmos da Palavra de Deus (dando ouvidos ao negativismo), cansamo-nos e ficamos em um nível que, aparentemente, não suportaremos. Se o leitor se sente cansado do trabalho, da família, do cotidiano, enfim, da vida, este é um mau sinal. É indício de que as palavras negativas e os problemas o estão influenciando e minando sua própria existência.

Passado aquele momento de depressão, Elias alimentou-se, andou 40 dias e noites pelo deserto, chegou a uma caverna e ali se encontrou com Deus.
Ao sair daquela gruta, o profeta já estava com as forças renovadas, porque recebeu a Palavra de vitória e creu nEla.

Essa é a terceira lição que precisamos aprender: devemos mudar o foco e comer do Alimento que Deus nos dá – Sua Palavra –, para que tenhamos nossas forças restauradas e consigamos caminhar e ouvir a voz do Senhor. Alimente-se dessa Palavra diariamente e seja uma bênção!

Nenhum comentário:

Postar um comentário