Páginas

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Qual é o companheiro ideal?


Este “moço” era sempre alguém que Deus levantava para ajudar seus servos. Em toda a Bíblia vemos Deus suprindo a necessidade do homem de ter uma companhia, sempre enviando alguém para estar ao seu lado.
Desde o Jardim do Éden, quando Adão estava se sentindo só, Deus lhe deu Eva. Depois, vemos Moisés, que disse a Deus que não poderia ir falar com Faraó pelo fato de ser gago, e Deus lhe deu Arão como companheiro e intérprete. Daí por diante, sempre veremos, ao lado de um herói da fé, um moço, ou seja, um companheiro. Neste estudo veremos se somos o companheiro(a) ideal.
Falaremos do companheiro ideal estudando a vida do profeta Elias. Encontramos em I Reis capítulo 18, versículo 43 a primeira referência ao moço de Elias. Foi no episódio das sete orações para chover. A Bíblia apenas relata que ele disse ao seu moço para ir e olhar sete vezes, porém não diz seu nome, e não dá nenhuma outra informação sobre ele. Eu faço a seguinte pergunta: Por que? Quem era este rapaz que o autor não registra nem o nome? Por que será que ele passou despercebido na história?
Depois temos a segunda referência a ele, quando Elias estava fugindo de Jezabel, em I Reis capítulo 19, versículo 3, quando lemos que Elias fugiu deixando seu moço em Berseba. Elias estava agora fugindo, ou seja, estava com problemas. Quando passamos por problemas, procuramos sempre alguém para estar ao nosso lado, porém vemos Elias deixando seu moço em Berseba. Por que?
Será que este moço não estava correspondendo às necessidades do profeta naquele momento? Às vezes precisamos de alguém ao nosso lado que fale, opine e chore conosco. Será que aquele moço não estava agindo assim? Estaria ele muito calado, quando deveria estar falando com seu superior?
Lembre-se do caso de Naamã, quando ele estava aborrecido pelo fato de o profeta Eliseu não tê-lo atendido. Então um de seus empregados falou com ele “pacificamente” e o convenceu a descer ao rio e pular sete vezes. E ele foi curado! Alguma coisa estava mal com o moço de Elias, pois ele resolveu ir sozinho!
Muitas vezes estamos desempenhando tão mal nossa função de companheiro(a), que aqueles que deveriam desejar nossa companhia preferem ir sozinhos. Atenção maridos! Atenção mulheres! Atenção empregados! Temos sido companheiros ideais?
Talvez você começou a ler este artigo pensando que iria encontrar o companheiro ideal, mas Deus está lhe perguntando se você tem sido este companheiro ideal.
Vemos logo no versículo 19 que Deus manda Elias ungir Eliseu, que assumiu o lugar daquele o qual nem ao menos sabemos o nome. Elias agora não tem apenas um moço, tem um discípulo, amigo, companheiro e sucessor. Não era apenas um empregado, era seu amigo íntimo. Jesus, depois de algum tempo com seus discípulos, disse-lhe que eles já não seriam mais servos, mas amigos. Em II Reis capítulo 2, quando Elias está para ser arrebatado aos céus, ele faz um teste com Eliseu, tentando deixá-lo em três pontos diferentes. Eliseu persiste em ficar com seu mestre, e no versículo 11, a Bíblia diz que enquanto eles iam andando e falando, Elias foi arrebatado e Eliseu ficou sendo seu sucessor.
Veja que comunhão tremenda entre mestre e discípulo! Permanecerem juntos, andando e falando. Como tem sido sua comunhão com seu marido, sua mulher, seus filhos, empregados, pastor ou obreiro? A sua resposta te ajudará a concluir se é o companheiro ideal.
Deus te abençoe.

Um comentário: